sábado, 1 de janeiro de 2011

Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro


As Bandas Filarmónicas de Castro Verde estão sempre ligadas à Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro, fazendo parte da história desta grande colectividade,orgulho de muitas gerações de castrenses que a frequentaram.
Foi por volta de 1928 que foi criada a primeira banda filarmónica em Castro Verde ,que inicialmente esteve ligada ao Grémio Recreativo e filarmónico 1º de Janeiro.
Esta banda teve um período curto. Por volta de 1940 a actividade regressa ao Grémio, desta vez através da formação de um grupo musical composto por alguns elementos da extinta filarmónica.
Foi uma banda ligada à Sociedade Musical União Castrense, também conhecida pela sociedade dos ricos. Todavia alguns elementos também eram sócios da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro.
Por volta de 1941 houve um acordo entre as duas colectividades com a oferta por parte da Sociedade União Castrense de todos os instrumentos à Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro, ficando a Banda afecta a esta Sociedade.
Chegou a ser uma banda de referência no distrito de Beja.
Esta viria extinguir-se por volta do ano de 1950.
Foi já depois do 25 de Abril que a Filarmónica renasceu mantendo -se até aos nossos dias.